A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove, neste sábado (31), um mutirão para a realização do exame preventivo Papanicolau no Multicentro Liberdade. A iniciativa acontece das 7h às 12h, com atendimento por ordem de chegada, e disponibiliza 70 vagas para mulheres com idades entre 25 e 59 anos.
O exame é essencial para a detecção precoce de alterações no colo do útero, permitindo diagnóstico antecipado e tratamento adequado. Quando identificado no início, o câncer do colo do útero — um dos mais comuns entre as mulheres — pode ser prevenido e tratado com altas chances de sucesso.
De acordo com a gerente administrativa do Multicentro Liberdade, Elaine Montalvão, a ação tem como objetivo ampliar o acesso das mulheres aos serviços de saúde preventiva. “O mutirão é uma oportunidade importante para que as mulheres realizem um exame simples, rápido e essencial para a prevenção. Nosso objetivo é facilitar o acesso e reforçar a importância do autocuidado”, destacou.
Para a realização do Papanicolau, é recomendado que a mulher não esteja menstruada no dia do atendimento, evite relações sexuais nas 48 horas anteriores e não utilize duchas, cremes ou medicamentos vaginais nesse mesmo período. No dia da ação, é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, o cartão do SUS.
Notícia anterior
Jornalistas que cobrem Elon Musk têm contas no Twitter suspensas
Próxima notícia
Operação Abadá 2026 reforça combate a crimes na distribuição de fantasias com 700 policiais