- Home
- Categorias
- bahia
-
Começou nesta quarta-feira (30) o período de cadastramento para o Programa de Transporte Social, Técnico e Universitário (TSTU) da Prefeitura de Camaçari. Estudantes de nível superior que ainda não utilizam o benefício podem se inscrever exclusivamente pela internet.
A ficha de inscrição está disponível no site oficial da prefeitura, na aba lilás de acesso rápido. É necessário anexar documentos digitalizados como RG, CPF, foto recente, comprovante de residência, matrícula atualizada e título de eleitor com biometria registrada no município. Bolsistas também precisam apresentar o comprovante da bolsa de estudos.
O cadastro pode ser feito presencialmente, se desejado, na sede da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), na Avenida Jorge Amado, no bairro Jardim Limoeiro. A ação é coordenada pela CTU, que reforça que o transporte universitário seguirá o calendário letivo das instituições, entre os dias 4 de agosto e 19 de dezembro.
A lista com os aprovados será divulgada no portal do programa. Para mais informações, a CTU disponibiliza o WhatsApp (71) 98157-7080 e o perfil no Instagram @sesp.camacari.
-
O INSS, em parceria com os Correios, deu início à terceira fase de ressarcimento para aposentados e pensionistas que sofreram descontos não autorizados nos seus benefícios. O atendimento começou na sexta-feira (11) e segue até o dia 14 de novembro em agências credenciadas.
A medida visa devolver os valores de forma direta, sem a necessidade de ação judicial, e tem como foco vítimas de fraudes com associações ou empréstimos não autorizados.
Na Bahia, o serviço está disponível em 468 agências dos Correios, sendo 15 delas em Salvador e outras em cidades como Feira de Santana, Juazeiro, Barreiras, Itabuna e Vitória da Conquista. É preciso levar documento oficial com foto, CPF e, se possível, comprovante dos descontos para agilizar o atendimento.
O Ministério da Previdência alerta que o processo é seguro e não exige pagamento de nenhuma taxa por parte do beneficiário.
-
O INSS, em parceria com os Correios, deu início à terceira fase de ressarcimento para aposentados e pensionistas que sofreram descontos não autorizados nos seus benefícios. O atendimento começou na sexta-feira (11) e segue até o dia 14 de novembro em agências credenciadas.
A medida visa devolver os valores de forma direta, sem a necessidade de ação judicial, e tem como foco vítimas de fraudes com associações ou empréstimos não autorizados.
Na Bahia, o serviço está disponível em 468 agências dos Correios, sendo 15 delas em Salvador e outras em cidades como Feira de Santana, Juazeiro, Barreiras, Itabuna e Vitória da Conquista. É preciso levar documento oficial com foto, CPF e, se possível, comprovante dos descontos para agilizar o atendimento.
O Ministério da Previdência alerta que o processo é seguro e não exige pagamento de nenhuma taxa por parte do beneficiário.
-
O motorista responsável por atropelar e matar Riquelme Novais Cerqueira, de apenas um ano e meio, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, se apresentou voluntariamente à polícia na madrugada desta terça-feira (29). O caso aconteceu na noite de segunda-feira (28), por volta das 21h40, na Rua Rogério Itamar da Silveira, no bairro Jardim Valéria.
Segundo informações obtidas pelo Informe Baiano, a criança estava em frente à residência quando foi atingida por um carro em alta velocidade. O motorista fugiu sem prestar socorro. Familiares da vítima prestaram os primeiros socorros e levaram Riquelme até uma unidade de saúde em um carro particular, mas a criança já chegou ao local sem sinais vitais. A equipe médica confirmou o óbito.
A Polícia Civil informou que o homem foi autuado em flagrante por homicídio culposo na direção de veículo automotor. A 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista segue investigando o caso. O suspeito, que não teve a identidade revelada, passou por exames de corpo de delito e permanece custodiado à disposição da Justiça.
-
Uma ação da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) resultou na retirada de uma ligação clandestina de água em uma pousada situada na BR-407, em Senhor do Bonfim. A fraude foi descoberta durante vistoria técnica e consistia em um desvio de água sem que o consumo fosse contabilizado pelo hidrômetro.
O gerente operacional da Embasa, Bruno Vinícius dos Santos, explicou que além de ilegal, o furto de água compromete o abastecimento da região. “Há um uso descontrolado da água em atividades como irrigação, criação de peixes, além do próprio funcionamento do imóvel, o que causa danos à coletividade”, afirmou.
A Embasa informou que o responsável será responsabilizado judicialmente, podendo responder com base no artigo 155 do Código Penal, que prevê de um a quatro anos de reclusão e multa por crimes contra o patrimônio.
A população pode contribuir com a fiscalização denunciando ligações clandestinas de forma anônima pelo número 0800 0555 195 ou pelo portal atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br.
-
A Polícia Militar apreendeu neste domingo (27) quatro armas de fogo em diferentes situações ocorridas na zona rural de Uauá, no norte da Bahia. As ações fazem parte da intensificação do policiamento realizada pela 45ª CIPM.
Na primeira intervenção, após denúncia de caça ilegal, os policiais encontraram um rifle calibre .44 com seis munições, além de facas e facões abandonados por um suspeito que conseguiu fugir ao notar a chegada da guarnição.
Em outra ocorrência, nas proximidades do povoado de Ouricuri, dois homens em uma moto tentaram despistar os militares. Durante a fuga, abandonaram duas espingardas na vegetação. Eles não foram encontrados.
A última apreensão aconteceu após uma denúncia de tentativa de assalto na estrada que liga a Fazenda Boa Vista do Silvano à comunidade de Ipueira. Um homem fugiu em uma motocicleta, deixando para trás uma espingarda com munições.
Nenhum suspeito foi capturado, mas todo o armamento apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os devidos procedimentos.
-
A Prefeitura de Salvador lançou nesta segunda-feira (28) o projeto-piloto Roda, uma nova ação de coleta seletiva voltada para os moradores do Centro Histórico. O objetivo é recolher materiais recicláveis diretamente nas casas, através de agendamento online, com o diferencial do uso de um triciclo elétrico, que não emite poluentes.
O lançamento aconteceu durante uma coletiva no Palacete Tira-Chapéu, com a presença do prefeito Bruno Reis, que destacou a inovação da proposta. “A população vai poder marcar o horário da coleta reciclável pela internet ou WhatsApp. É algo inédito no Brasil e que reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade”, afirmou o prefeito.
O serviço será realizado de segunda a sexta-feira e vai atender regiões como o Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo, Saúde, Rua Chile, Baixa dos Sapateiros, Mouraria, Avenida Sete de Setembro, entre outras. A coleta será feita pela Cooperativa de Reciclagem União Nazaré (Crun), que usará um triciclo estilo "Tuc Tuc" no lugar dos caminhões tradicionais.
Os moradores interessados devem acessar o link alimentesolos.rds.land/roda-salvador ou entrar em contato pelo WhatsApp (71) 99957-8803 para marcar a coleta dos materiais, que precisam estar limpos e secos.
A ação é uma parceria da Prefeitura com a startup Solos e o programa internacional Urban Ocean. Além da coleta, os participantes vão receber orientações sobre a separação dos resíduos e conteúdos de educação ambiental. Também será oferecido suporte direto pelo WhatsApp para dúvidas e sugestões.
De acordo com o secretário Ivan Euler, da Secis, o Centro Histórico foi escolhido por sua diversidade social, comercial e histórica. “A ideia é tornar essa região uma vitrine de práticas sustentáveis”, disse ele.
Ainda neste ano, Salvador já tinha lançado o Recicla Salvador, com 20 pontos de entrega voluntária de recicláveis em troca de alimentos e benefícios. Agora, com o Roda, a meta é ampliar a participação dos moradores e testar um novo modelo que poderá ser replicado em outras áreas da cidade.
-
Igor Cantuário dos Santos, de 28 anos, foi morto a tiros na noite do último sábado (26), em seu local de trabalho, na cidade de Pilão Arcado, região do São Francisco.
O crime aconteceu na Rua Cinco, no Loteamento Piauí. Segundo informações da Polícia Civil, dois homens ainda não identificados se aproximaram do jovem em seu estabelecimento comercial e efetuaram vários disparos. Após a ação, os suspeitos fugiram do local.
Conhecido como “Mion”, Igor foi surpreendido enquanto trabalhava. Moradores relataram intensa movimentação policial logo após o crime. As guias periciais foram expedidas para atuação do Departamento de Polícia Técnica (DPT), e diligências estão em andamento.
A Delegacia Territorial de Pilão Arcado investiga a autoria e a motivação do homicídio. O caso segue sob apuração.
-
A Prefeitura de Salvador iniciou, nesta segunda-feira (28), as inscrições para o programa Minha Casa, Minha Vida, que visa beneficiar famílias de baixa renda com a oportunidade de adquirir a casa própria. A iniciativa faz parte dos esforços do município para reduzir o déficit habitacional e promover inclusão social.
Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pelo portal Salvador Digital, canal oficial disponibilizado pela Prefeitura para ações como essa. O processo é totalmente gratuito.
Para se candidatar ao benefício, é necessário cumprir alguns critérios estabelecidos pelo governo federal, como: ter renda bruta mensal dentro dos limites definidos pelo programa; não possuir imóvel registrado em seu nome; e não ter sido contemplado anteriormente por outros programas habitacionais.
Além disso, o programa estabelece prioridade para determinados grupos, como pessoas em situação de vulnerabilidade social, pessoas com deficiência, idosos e mulheres que são chefes de família.
Durante a inscrição, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda de todos os membros da família, além de outros documentos que possam ser solicitados para comprovação da situação socioeconômica.
Após a inscrição, os dados são analisados pela equipe responsável. Se tudo estiver conforme as exigências do programa, a família é informada e orientada sobre as próximas etapas até a conquista da casa própria.
O passo a passo completo do processo de seleção pode ser acompanhado por meio das redes sociais da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).
As informações são do g1 Bahia.
-
A Prefeitura de Salvador abriu 50 vagas para o programa "Mulheres no Volante", que oferece de forma gratuita a mudança da categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) — de B ou C para D. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 4 de agosto.
O programa é considerado um passo essencial para as mulheres que desejam trabalhar como motorista profissional de ônibus. As inscrições devem ser feitas através da internet.
Atualmente, 10 mulheres trabalham no BRT de Salvador e cinco delas participaram do programa, que foi lançado em 2022.
O programa "Mulher no Volante" também oferece a chance das participantes conseguirem a primeira CNH. No entanto, as vagas disponíveis no momento são apenas para mudanças de categorias.
Quem pode se inscrever no programa:
- Mulheres que tenham categoria B há dois anos;
- Mulheres que tenham categoria C há um ano;
- Mulheres que são atendidas no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Loreta Valadares (CRAMLV), situado nos Barris, ou no Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream);
- Mulheres que recebem até dois salários mínimos.
Além dos critérios descritos acima, as mulheres precisam ter mais de 21 anos de idade, serem moradoras de Salvador e não ter penalidades graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses.
-
Instituto Caramelo, organização não governamental sem fins lucrativos, dedicada ao resgate e cuidado de animais domésticos em situação de maus tratos e abandono, lançou uma campanha contra a fusão das gigantes Petz e Cobasi.
De acordo com a entidade, o número de animais abandonados nas ruas do Brasil tem crescido a cada ano e, em boa parte dos casos, por um motivo que se agrava silenciosamente: a dificuldade financeira dos tutores.
Dados do instituto evidenciam essa crescente onda de abandono. Em 2022, a ONG acolheu 292 cães e gatos. Em 2023, esse número subiu para 328. Já em 2024, foram 358. Em 2025, o cenário é ainda mais preocupante: apenas no primeiro semestre, 209 animais foram resgatados, ritmo que, mantido, pode fazer deste ano o pior da série histórica.
A ONG, decidiu, então, lançar a campanha #NãoAoMonopólioPet para alertar sobre os impactos da fusão entre Cobasi e Petz – duas gigantes do mercado pet, onde a participação combinada pode ultrapassar 50% da distribuição e venda de produtos e serviços no setor, o que, na visão da entidade, configuraria um monopólio. O processo de união das empresas está em avaliação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Alta dos preços
O temor é que, em um primeiro momento, as redes fundidas adotem promoções agressivas para enfraquecer a concorrência e, em seguida, aproveitem a concentração de mercado para elevar os preços. A redução da competitividade tende a impactar diretamente os consumidores, que hoje se beneficiam de uma ampla oferta de produtos e serviços a preços mais acessíveis. Com menos disputas entre empresas, itens essenciais à saúde e ao bem-estar dos animais – como ração, vacinas, consultas, exames e medicamentos – podem se tornar significativamente mais caros.
Com isso, aumenta também a pressão sobre pequenos comerciantes e clínicas veterinárias – que podem fechar as portas – e, principalmente, sobre os tutores de baixa renda, que já têm dificuldades em manter seus animais. O resultado, segundo o Instituto Caramelo, é previsível: mais abandono.
Uma nota técnica desenvolvida em março deste ano pela consultoria Go Associados, fundada por Gesner Oliveira, ex-presidente do Cade, aponta que a união Petz–Cobasi pode resultar em uma alta de, pelo menos, 5% nos preços dos produtos nas redes combinadas, especialmente fora de grandes centros urbanos, onde a presença das megastores é dominante.
Campanha e abaixo-assinado
Nas redes, a campanha inclui vídeos no YouTube, Instagram e TikTok (hiperlinks) e convida a sociedade a participar de um abaixo-assinado virtual que busca mobilizar veterinários, tutores, comerciantes e defensores da causa animal para pressionar as autoridades por uma análise justa e sensível do caso.
Comunicado conjunto
Em comunicado conjunto, a Cobasi e Petz afirmaram que “entendem que as informações passadas são incorretas e distorcem a análise realizada de forma isenta e técnica pelo no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), que consultou o mercado amplamente e utilizou as melhores práticas para obter uma visão completa do mercado, concluindo que a operação não resultará em preocupações concorrenciais nem prejudicará a concorrência no setor”.
Por: Gabriella Furquim - Metrópoles
-
Desde meados de junho, uma febre “instagramável” que começa no campo viralizou nas redes sociais: o morango do amor, uma releitura da tradicional maçã do amor e dos espetinhos de frutas vendidos em inúmeras feiras agropecuárias e outras, país afora.
Mas, em vez de apenas a fruta coberta com uma camada vermelha de caramelo (feito de cana-de-açúcar), fino e crocante, os morangos são envoltos em brigadeiro branco antes de se tornar um doce de visual brilhante e vibrante no TikTok e Instagram.
São inúmeros os posts, de receitas a degustações e precificações de como ganhar dinheiro com eles. Até na Black Friday os morangos apareceram em promoções, além dos inúmeros memes. Nas confeitarias, ele é um desejo, como já relatado por confeiteiros como Patrick Santos e Carol Weber, e locais como a Sous chef Phillipe França, entre outros.
É a onda da comida afetiva. O morango é um das frutas sazonais mais aguardadas na maior parte do país, embora em algumas dos chamados cinturões verdes de capitais ele já é produzido o ano todo.
Segundo os dados mais recentes do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), a área total de morango no Brasil é de cerca de 6,5 mil hectares e com tendência de crescimento.
Em tempo, a maçã do amor surgiu nos Estados Unidos, no início do século 20, e foi criada por acaso. A invenção é atribuída a William W. Kolb, um confeiteiro de Newark, Nova Jersey, em 1908, para vender como um doce de Natal. No Brasil, a maçã do amor chegou por volta das décadas de 1940 e 1950. E também em tempo, além dos espetinhos de morango, nas feiras eles também são feitos de uva e banana, e podem variar na cobertura com chocolate.