INSS prorroga até 20 de março prazo para contestar descontos indevidos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou até o dia 20 de março o prazo para que aposentados e pensionistas contestem descontos indevidos em seus benefícios. A medida foi adotada após instabilidades registradas no sistema Meu INSS desde a última segunda-feira (19).

Segundo o órgão, o problema está relacionado a falhas técnicas e a uma manutenção programada pela Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da Previdência Social. Os sistemas ficarão indisponíveis entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro, o que motivou a ampliação do prazo para não prejudicar os beneficiários.

De acordo com o presidente do INSS, Gilberto Waller, o prazo inicial terminaria em 14 de fevereiro, mas foi estendido para garantir o direito dos segurados. “Tivemos problemas de sistema na semana passada e teremos uma paralisação dos sistemas da Dataprev. Para não prejudicar ninguém, vamos prorrogar esse prazo até 20 de março”, afirmou.

Com a prorrogação, os segurados terão mais tempo para identificar e contestar cobranças irregulares. A contestação é o primeiro passo para a adesão ao acordo de ressarcimento e pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, pela Central 135 ou nas agências dos Correios.

Como solicitar pelo Meu INSS



  • Acesse o aplicativo com CPF e senha;




  • Clique em “Consultar Pedidos” e depois em “Cumprir Exigência”;




  • Role até o último comentário, selecione “Sim” em “Aceito receber” e envie.













A adesão ao acordo pode ser feita pelo Meu INSS ou presencialmente nos Correios. A Central 135 não está habilitada para essa etapa.

Notícia anterior
Jornalistas que cobrem Elon Musk têm contas no Twitter suspensas
Próxima notícia
Simm disponibiliza 434 vagas de emprego nesta quarta-feira (28)
upload\05052025043848.jpegupload\05052025044326.jpeg

Notícias relacionadas