Câmara aprova projeto que cria licença menstrual de até dois dias por mês para trabalhadoras

Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28) um projeto de lei que autoriza trabalhadoras a se afastarem do trabalho por motivos relacionados à menstruação, sem prejuízo salarial. A proposta segue agora para análise do Senado Federal.

Pelo texto, a licença menstrual poderá ser concedida por até dois dias consecutivos por mês, mediante autodeclaração da trabalhadora ou apresentação de atestado médico, conforme regulamentação futura. A medida abrangerá funcionárias do setor privado, empregadas domésticas e estagiárias.

O projeto é de relatoria da deputada Professora Marcivana (PCdoB-AP), que defendeu a proposta como uma política de equidade de gênero e saúde ocupacional.


“A presença forçada no ambiente de trabalho, em tais condições, pode implicar queda de produtividade, aumento de erros e até risco de acidentes. A medida, portanto, revela-se não apenas um instrumento de equidade, mas também de racionalidade econômica e de prevenção em saúde ocupacional”, afirmou a relatora durante a votação.






Caso seja aprovado pelo Senado, o texto seguirá para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Notícia anterior
Jornalistas que cobrem Elon Musk têm contas no Twitter suspensas
Próxima notícia
Linhas de ônibus de Itacaranha terão itinerário alterado por obras na Rio do Meio e Pedro Fonseca
upload\05052025043848.jpegupload\05052025044326.jpeg

Notícias relacionadas