O governo dos Estados Unidos, liderado pelo presidente Donald Trump, realizou novos ataques a embarcações no Oceano Pacífico, próximo à costa da Colômbia. A informação foi confirmada nesta terça-feira (28) pelo secretário de Defesa norte-americano, Pete Hegseth. As ações ocorreram na segunda-feira (27) e resultaram em 14 mortes. De acordo com Hegseth, três ataques distintos foram executados contra quatro barcos supostamente operados por traficantes de drogas. Segundo o secretário, as embarcações vinham sendo monitoradas por serviços de inteligência dos EUA, embora nenhuma prova concreta tenha sido apresentada até o momento. Uma pessoa sobreviveu e foi resgatada em uma operação conjunta entre o Exército americano e autoridades mexicanas.
“Por determinação do presidente Trump, o Departamento de Defesa realizou três ataques cinéticos letais contra quatro embarcações operadas por Organizações Terroristas Designadas (OTD) envolvidas no tráfico de narcóticos no Pacífico Oriental. Todas as ações ocorreram em águas internacionais, sem feridos entre as forças dos EUA”, declarou Hegseth em comunicado publicado na rede X (antigo Twitter).
Os bombardeios fazem parte de uma nova ofensiva de Washington contra cartéis de drogas latino-americanos, em meio ao aumento das tensões diplomáticas entre os Estados Unidos e o governo de Nicolás Maduro, na Venezuela. O governo da Colômbia criticou publicamente as operações, expressando preocupação com a escalada militar na região. Com os ataques anunciados nesta terça, o total de embarcações destruídas pelo Exército dos EUA chega a 14, sendo oito no Caribe e seis no Pacífico, com mais de 50 mortos desde o início da ofensiva.
Notícia anterior
Jornalistas que cobrem Elon Musk têm contas no Twitter suspensas
Próxima notícia
Sérgio Barradas Carneiro pede demissão da Secretaria de Mobilidade Urbana de Feira de Santana após polêmica com divulgação de nomes de pessoas com HIV