Brasil e EUA se reaproximam: Mauro Vieira e Marco Rubio devem iniciar negociações bilaterais nesta semana

Está tudo pronto para que o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, se encontrem nesta semana, provavelmente na quinta-feira (16). O encontro marca o início de uma nova rodada de negociações diplomáticas e comerciais entre Brasil e Estados Unidos, em um momento de mudança no cenário geopolítico.

Às vésperas da reunião, o presidente americano Donald Trump sinalizou um dos temas que deseja discutir com o governo brasileiro: o futuro do Brics e o papel do dólar nas transações internacionais. Durante um encontro com o presidente argentino Javier Milei, Trump declarou:


"Estão todos saindo do Brics. Era um ataque ao dólar. Eu disse: ‘querem jogar esse jogo? Vamos colocar tarifas sobre todos os produtos que entrarem nos Estados Unidos’. Eles disseram: ‘estamos fora do Brics’. E agora ninguém mais fala disso."


A declaração foi vista como um recado direto ao Brasil, o único país do bloco que ainda vinha defendendo a proposta de uma moeda alternativa ao dólar para transações comerciais entre os membros do Brics. Nos últimos meses, países como China, Índia, Rússia e África do Sul recuaram publicamente do tema, para evitar tensões com Washington. Diante da nova postura americana, assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estariam aconselhando o governo a abandonar, ao menos temporariamente, o debate sobre a criação de uma moeda do Brics, priorizando o pragmatismo nas relações comerciais e diplomáticas com os EUA. Para especialistas, a criação de uma moeda comum no Brics exigiria ampla coordenação técnica, parâmetros de equilíbrio econômico entre os países membros e um longo processo de negociação — algo distante do cenário atual.








O encontro entre Mauro Vieira e Marco Rubio pode marcar um novo capítulo nas relações Brasil-EUA, em um contexto global cada vez mais polarizado e competitivo.

Notícia anterior
Jornalistas que cobrem Elon Musk têm contas no Twitter suspensas
Próxima notícia
DHPP investiga assassinato de homem de 27 anos no bairro do Costa Azul, em Salvador
upload\05052025043848.jpegupload\05052025044326.jpeg

Notícias relacionadas