O governo federal, através do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, anunciou a suspensão imediata de todos os acordos de cooperação entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e as entidades envolvidas em um esquema de descontos irregulares nos benefícios de aposentados e pensionistas.
A medida, divulgada após a deflagração de uma operação conjunta da Polícia Federal e da CGU, conforme informações do portal Valor Econômico, impactará cerca de 6 milhões de beneficiários que vinham sofrendo reduções ilegais em seus pagamentos. A suspensão dos descontos na folha de pagamento terá efeito a partir de maio.
Segundo o ministro da CGU, o esquema fraudulento envolvia 19 entidades e resultou em um desvio bilionário. Entre os investigados está o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que foi afastado do cargo em decorrência da repercussão do caso. Além dele, outras seis pessoas foram identificadas como participantes do esquema criminoso. A operação busca desarticular completamente a organização e responsabilizar todos os envolvidos nas fraudes que lesaram milhões de aposentados e pensionistas em todo o país.
Notícia anterior
Jornalistas que cobrem Elon Musk têm contas no Twitter suspensas
Próxima notícia
Mulher é Encontrada Morta a Tiros no Rosto em Área de Mata em Salvador