Simone Tebet anuncia saída do Ministério do Planejamento para disputar eleições em 2026

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), anunciou nesta sexta-feira (30) que deixará o cargo até o dia 30 de março, prazo exigido pela lei eleitoral para desincompatibilização de titulares de cargos públicos que desejam concorrer nas eleições de outubro de 2026. A declaração foi feita após participação da ministra em evento sobre gastos públicos em São Paulo.

Tebet afirmou que será “candidata a alguma coisa” na corrida eleitoral de 2026, mas ainda não definiu qual cargo disputará nem por qual estado. Em sua fala, ela citou que conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre um possível disputa ao Senado Federal, sem fechar acordo sobre o estado pelo qual concorreria — podendo ser São Paulo ou Mato Grosso do Sul, região de sua base eleitoral.

A ministra também afastou, por ora, a possibilidade de disputar o governo de São Paulo, destacando que o estado conta com nomes fortes dentro da base governista — como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) — que, segundo ela, estão bem posicionados para a corrida ao Palácio dos Bandeirantes.





A saída de ministros para disputar o pleito de 2026 já vinha sendo especulada nos bastidores, com vários titulares se preparando para concorrer a cargos legislativos e executivos em diferentes unidades da Federação.

Notícia anterior
Jornalistas que cobrem Elon Musk têm contas no Twitter suspensas
Próxima notícia
Com alta no número de aprovados, Bahia lidera Nordeste no SISU 2026
upload\05052025043848.jpegupload\05052025044326.jpeg

Notícias relacionadas