Obra da Ponte Salvador-Itaparica já tem data para ser entregue

A espera de décadas está prestes a acabar. Um dos projetos mais emblemáticos e aguardados pela Bahia, a Ponte Salvador-Itaparica, acaba de ganhar uma data concreta para sair do papel. Durante o 3º Congresso de Direito e Sustentabilidade, Cláudio Vilas Boas, CEO do Consórcio responsável pela obra, revelou o cronograma oficial que promete transformar radicalmente a mobilidade e a economia do estado.

Com um investimento de R$ 10,6 bilhões, a obra não só irá conectar Salvador à Ilha de Itaparica, mas se consolidará como uma das maiores e mais modernas estruturas do gênero em toda a América Latina.

De acordo com o prazo contratual de cinco anos, a previsão é que a ponte seja inaugurada no segundo semestre de 2031, marcando um novo capítulo na história da região.

A fase do projeto executivo teve início  em dezembro de 2024. Em seguida, em maio de 2026, ocorrerá a instalação de uma complexa plataforma provisória no mar, estrutura fundamental para dar suporte à construção da ponte definitiva. Isso pavimenta o caminho para o início efetivo das obras principais no mês seguinte.

A Ponte Salvador-Itaparica não será apenas um caminho sobre o mar; será uma obra de engenharia de proporções gigantescas. Confira alguns dos números que a tornam um projeto tão singular:


Além das dimensões impressionantes, o projeto inclui inovações como pistas inteligentes que podem mudar de direção conforme o fluxo do tráfego, garantindo maior eficiência e segurança.

Ao mesmo tempo, o impacto da ponte vai muito além de apenas encurtar distâncias. Ela será um verdadeiro catalisador de desenvolvimento econômico para toda a região. A obra vai integrar Salvador não apenas à Ilha de Itaparica, mas a todo o Recôncavo Baiano e ao Baixo Sul.

Espera-se que a nova via dinamize o comércio, potencialize o turismo – ao facilitar o acesso às belas praias e às riquezas culturais de Itaparica – e gere milhares de empregos diretos e indiretos durante e após a construção.

A execução deste megaprojeto está a cargo de um consórcio chinês com vasta experiência em infraestrutura de grande porte em todo o mundo, formado pelas gigantes China Communications Construction Company (CCCC) e China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC). A obra é viabilizada através de uma Parceria Público-Privada (PPP), modelo que une a eficiência da iniciativa privada com o interesse público.

A ponte não é apenas uma promessa; agora, é um projeto com data marcada para começar e mudar para sempre a paisagem e a economia da Bahia. O futuro da mobilidade na região tem nome e sobrenome: Ponte Salvador-Itaparica.

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