Partido Verde cresce na Bahia e projeta maior bancada de sua história em 2026

O presidente estadual do Partido Verde (PV), Ivanilson Gomes, afirmou que a sigla se prepara para conquistar uma das maiores bancadas de sua história nas eleições de 2026. A meta é ousada: eleger seis deputados estaduais e três federais, resultado do fortalecimento do partido e da crescente procura por filiações em todas as regiões da Bahia.

“As pessoas estão procurando o Partido Verde por todo o estado. Com toda certeza, vamos fazer uma grande bancada, e estamos trabalhando para isso, que já é uma realidade. Muitos acabam duvidando do PV, mas nos últimos 13 anos mostramos a nossa força, mesmo que de forma silenciosa”, destacou Ivanilson.

Reconhecido nacionalmente como ambientalista e palestrante, Ivanilson reforçou que o PV é muito mais que uma legenda partidária: “O Partido Verde não é apenas um partido, é uma marca que defende causas importantes. Inclusive, não posso revelar ainda, mas temos grandes surpresas por aí: novos quadros que com certeza farão a diferença na eleição.”

O PV tem trajetória consolidada em Salvador e no estado, com nomes expressivos como o ex-vereador e ex-ministro da Cultura Juca Ferreira, o próprio ambientalista Ivanilson Gomes, o subsecretário da Secretaria Cidade Sustentável Ivan Euller, além de mulheres atuantes como Vânia Gomes e Edna Costa, referências na causa ambiental.

Entre os destaques está também Edson Duarte, que é a maior referência do partido verde do nordeste, onde foi Deputado Estadual, Federal e ministro do meio ambiente. Outro que se  destaca é o vereador André Fraga, considerado um dos parlamentares mais influentes da Bahia, que obteve mais de 14 mil votos em sua última eleição, boa parte de formadores de opinião. Ambientalista e defensor da sustentabilidade, Fraga é visto como uma das grandes promessas do PV para a disputa de deputado estadual em 2026 e até para uma futura candidatura à prefeitura de Salvador.

“André Fraga é um jovem atuante, está entre os parlamentares mais influentes do estado, e faz um trabalho belíssimo, com ideologia, coerência e bandeiras totalmente definidas. Ele é respeitado por todos os grupos políticos da Bahia”, afirmou o deputado estadual de Pernambuco Romero Albuquerque, também ambientalista e defensor da causa animal, ao lado de sua esposa e vereadora, Andreza Romero.

O PV também tem em sua história nomes de destaque na política nacional, como o ex-deputado estadual Marcell Moraes, amplamente reconhecido pela defesa dos animais no Brasil. Ele iniciou sua trajetória no Partido Verde, de onde guarda grande ligação e afeto.

Apesar de ter deixado o PV em 2018, Marcell não esconde o desejo de retornar:

“Tenho muita ligação com o Partido Verde, é meu partido do coração, onde sinto muita falta. Fiz muitos amigos, como Vinícius Duarte, o presidente Ivanilson Gomes e um grande companheiro de vida e de política, André Fraga, que foi meu coordenador de campanha em 2008. O PV é, sem dúvida, o partido que mais se identifica com meu ideal e propósito”, disse Moraes.

Marcell Moraes, que já obteve quase 11 mil votos em Vitória da Conquista em 2016 e chegou a 14% nas pesquisas em 2020, não descarta disputar novamente a prefeitura do município em 2028. Também há especulações de possível candidatura em Lauro de Freitas. Além disso, o ex-parlamentar sinaliza a possibilidade de apoiar André Fraga para deputado estadual em 2026:

“Talvez seja uma forma de compensar, mas principalmente de querer ver um deputado sério, atuante e que defenda as mesmas bandeiras que eu acredito. Para mim, só existe um nome para isso: André Fraga”, destacou.


Outro nome elogiado dentro do partido é Joilson Gomes, que vem desempenhando um excelente trabalho no comando da sigla na Bahia. Sob sua articulação, o PV pretende não apenas ampliar a bancada estadual e federal em 2026, mas também pavimentar o caminho para candidaturas próprias nas eleições municipais de 2028.

O PV se prepara para crescer na Bahia, unindo ambientalistas, defensores dos animais e lideranças comunitárias em torno de uma agenda de sustentabilidade, proteção animal e causas sociais.

Para 2028, a legenda já estuda lançar candidaturas próprias às prefeituras de Salvador, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas, com nomes fortes como André FragaIvanilson Gomes e, possivelmente, o retorno de Marcell Moraes.

“O Partido Verde está pronto para crescer e surpreender em 2026. Temos história, temos bandeiras claras e temos nomes que representam a Bahia de verdade”, concluiu Ivanilson Gomes.

Notícia anterior
Jornalistas que cobrem Elon Musk têm contas no Twitter suspensas
Próxima notícia
Moradora de Camaçari em estado grave após infecção por bactéria
upload\05052025043848.jpegupload\05052025044326.jpeg

Notícias relacionadas