Uma ação da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) resultou na retirada de uma ligação clandestina de água em uma pousada situada na BR-407, em Senhor do Bonfim. A fraude foi descoberta durante vistoria técnica e consistia em um desvio de água sem que o consumo fosse contabilizado pelo hidrômetro.
O gerente operacional da Embasa, Bruno Vinícius dos Santos, explicou que além de ilegal, o furto de água compromete o abastecimento da região. “Há um uso descontrolado da água em atividades como irrigação, criação de peixes, além do próprio funcionamento do imóvel, o que causa danos à coletividade”, afirmou.
A Embasa informou que o responsável será responsabilizado judicialmente, podendo responder com base no artigo 155 do Código Penal, que prevê de um a quatro anos de reclusão e multa por crimes contra o patrimônio.
A população pode contribuir com a fiscalização denunciando ligações clandestinas de forma anônima pelo número 0800 0555 195 ou pelo portal atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br.

