A Prefeitura de Salvador lançou nesta segunda-feira (28) o projeto-piloto Roda, uma nova ação de coleta seletiva voltada para os moradores do Centro Histórico. O objetivo é recolher materiais recicláveis diretamente nas casas, através de agendamento online, com o diferencial do uso de um triciclo elétrico, que não emite poluentes.
O lançamento aconteceu durante uma coletiva no Palacete Tira-Chapéu, com a presença do prefeito Bruno Reis, que destacou a inovação da proposta. “A população vai poder marcar o horário da coleta reciclável pela internet ou WhatsApp. É algo inédito no Brasil e que reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade”, afirmou o prefeito.
O serviço será realizado de segunda a sexta-feira e vai atender regiões como o Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo, Saúde, Rua Chile, Baixa dos Sapateiros, Mouraria, Avenida Sete de Setembro, entre outras. A coleta será feita pela Cooperativa de Reciclagem União Nazaré (Crun), que usará um triciclo estilo "Tuc Tuc" no lugar dos caminhões tradicionais.
Os moradores interessados devem acessar o link alimentesolos.rds.land/roda-salvador ou entrar em contato pelo WhatsApp (71) 99957-8803 para marcar a coleta dos materiais, que precisam estar limpos e secos.
A ação é uma parceria da Prefeitura com a startup Solos e o programa internacional Urban Ocean. Além da coleta, os participantes vão receber orientações sobre a separação dos resíduos e conteúdos de educação ambiental. Também será oferecido suporte direto pelo WhatsApp para dúvidas e sugestões.
De acordo com o secretário Ivan Euler, da Secis, o Centro Histórico foi escolhido por sua diversidade social, comercial e histórica. “A ideia é tornar essa região uma vitrine de práticas sustentáveis”, disse ele.
Ainda neste ano, Salvador já tinha lançado o Recicla Salvador, com 20 pontos de entrega voluntária de recicláveis em troca de alimentos e benefícios. Agora, com o Roda, a meta é ampliar a participação dos moradores e testar um novo modelo que poderá ser replicado em outras áreas da cidade.
Notícia anterior
Jornalistas que cobrem Elon Musk têm contas no Twitter suspensas
Próxima notícia
Ações da 45ª CIPM resultam na apreensão de quatro armas na zona rural de Uauá, no norte da Bahia