Um projeto ferroviário de grande porte foi apresentado nesta quinta-feira (16) à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, e tem potencial para redefinir a mobilidade e impulsionar a economia de todo o estado. Trata-se do Trem Intercidades, proposta liderada pela empresa TIC Bahia, que visa conectar Salvador a Feira de Santana por meio de uma linha férrea moderna, rápida e sustentável — com transporte misto de passageiros e cargas.

 Uma nova era para o transporte baiano

O trajeto, que atualmente é feito por rodovias congestionadas e suscetíveis a atrasos, poderá ser percorrido em menos de 1 hora, com conforto e segurança. O plano contempla ainda a integração com modais urbanos como metrô, ônibus metropolitanos e sistemas logísticos de carga leve e pesada.

“O Trem Intercidades é uma solução de transporte inteligente e de longo prazo. Nossa meta é facilitar a vida do trabalhador, dinamizar o escoamento da produção e promover o desenvolvimento regional”, explicou o diretor-executivo da TIC Bahia, Rafael Nogueira.

 Estrutura e tecnologia

Segundo o projeto, o trem será movido a energia elétrica, com tecnologia de baixo impacto ambiental, e deverá contar com pelo menos quatro estações principais ao longo do trajeto Salvador–Feira. A linha terá capacidade para transportar mais de 20 mil passageiros por dia, além de toneladas de mercadorias, em horários alternados.

A proposta também prevê a construção de terminais logísticos integrados, o que poderá gerar centenas de empregos diretos e indiretos durante as fases de implantação e operação.

Impacto econômico e social

Feira de Santana é a segunda maior cidade da Bahia e centro estratégico para o comércio e indústria. A conexão eficiente com a capital pode representar uma verdadeira revolução para o fluxo de trabalhadores, estudantes, turistas e mercadorias.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Luiza Almeida, o projeto é “um divisor de águas para o estado”. “É mais que um trem — é a conexão entre polos produtivos, universidades, centros comerciais e comunidades que hoje enfrentam limitações de deslocamento”, afirmou.

 Próximos passos

O projeto segue agora para a etapa de análise técnica e financeira, incluindo estudo de viabilidade, modelagem jurídica para concessão público-privada (PPP) e captação de investidores nacionais e internacionais.

Caso seja aprovado, o início das obras está previsto para 2026, com conclusão estimada em 2030.

 Resumo do Trem Intercidades

Trajeto: Salvador ↔ Feira de Santana

Modalidade: Transporte de passageiros e cargas

Velocidade estimada: até 120 km/h

Duração da viagem: aproximadamente 55 minutos

Previsão de operação: a partir de 2030

Investimento estimado: R$ 3,5 bilhões

Tecnologia: Elétrica, com baixo impacto ambiental

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